quarta-feira, 19 de novembro de 2008

PRÊMIO CULTURA VIVA


O Prêmio Cultura Viva é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio da Petrobras e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que integra o conjunto das ações do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva.
Lançado em 2005, o Prêmio Cultura Viva tem como objetivo mobilizar, reconhecer, fortalecer e dar visibilidade às iniciativas culturais que ocorrem em todo o território brasileiro, de modo a favorecer o conhecimento da riqueza e da diversidade cultural do País.

Cada edição do Prêmio apresenta um tema, mote direcionador para a mobilização. Os temas já desenvolvidos – “Cultura e Cidadania” e “Cultura, Educação e Comunidade” – traduzem e difundem conceitos propostos pelo Programa Cultura Viva, sensibilizando a sociedade para as diretrizes formuladas pelo MinC.

A primeira edição do Prêmio buscou reconhecer, estimular e dar visibilidade às iniciativas que valorizam a cultura como meio de consolidação da identidade e de construção da cidadania. Lançada em dezembro de 2005 e desenvolvida no primeiro semestre de 2006, essa edição totalizou 1492 inscrições válidas, alcançando mais de 500 municípios brasileiros.

Essas inscrições foram analisadas e selecionadas por 119 avaliadores de todo o País, grupo composto por perfis diversificados de profissionais do campo da cultura, incluindo representantes de governos, de universidades e da sociedade civil.

A segunda edição, realizada em 2007, foi dirigida a práticas culturais e educativas desenvolvidasna e com a participação ativa da comunidade, valorizando o trabalho conjunto de educadores e de outros agentes da comunidade na oferta de atividades culturais.

Contando também com o apoio do Canal Futura, essa edição totalizou 2683 iniciativas inscritas, vindas de 874 municípios brasileiros. Essas inscrições foram analisadas e selecionadas por 302 avaliadores de todo o País.

A partir de 2008, o Prêmio Cultura Viva apresenta um projeto de formação que se intercala ao processo de inscrição, avaliação e seleção das iniciativas. Encontros presenciais e a distância serão oferecidos para os representantes das 100 iniciativas semifinalistas da primeira edição (2005/2006), 120 semifinalistas da segunda edição (2007) e 120 Pontos de Cultura contemplados com o Prêmio Escola Viva (2007). Neste projeto de formação convidamos as iniciativas participantes a percorrer caminhos e trilhas, registrar suas vivências e construir uma reflexão compartilhada. Suas experiências e observações, consideradas durante todo o processo de formação, podem se constituir em conteúdo de apoio para a retomada dos temas trabalhados com os demais integrantes da sua iniciativa, proporcionando um convite a novos olhares e idéias. Essas atividades serão realizadas no período de novembro de 2008 a maio de 2009.

Para mais informações acesse: www.premioculturaviva.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário