segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Liliana Magalhães


Ouça o depoimento de Liliana Magalhães, Superintendente do Santander Cultural e professora do curso de Gestão Cultural da Unisinos na disciplina de Gestão cultural e análise de setores culturais.





Nascida no Recife, Liliana Magalhães tem formação em Arte Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Arte pelo Instituto de Arte Contemporânea de Londres e em Comunicação e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

Atuou na Fundação Joaquim Nabuco, nos movimentos de representação de classe e como empresária nas áreas de publicidade, entretenimento e cultura em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Na direção da Secretaria de Cultura de Olinda desenvolveu importante programa de revitalização e desenvolvimento econômico e cultural para a cidade.

Residiu no Rio de Janeiro por quatro anos, tendo atuado na Fundação Roberto Marinho como responsável pelo marketing estratégico da instituição e dos projetos culturais de patrimônio, educação e meio-ambiente e colaborou na implantação de projetos em Porto Alegre (Memorial do Rio Grande do Sul e Anfiteatro Pôr-do-Sol). Pela UNESCO, implantou o programa Escola de Paz em 220 Cieps, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Há seis anos residindo em Porto Alegre, está à frente do Santander Cultural, onde é responsável pela implantação e pelo do projeto de expansão da instituição, além da criação e desenvolvimento de programas e projetos nas áreas de artes visuais, cinema, música, educação e comunicação – agregando centenas de colaboradores e 945 parceiros de todo o País e do exterior.

Faz parte do Conselho de Administração da Fundação Bienal do Mercosul desde 2003 e do Conselho de Proponentes do Prêmio Cultura Viva 2007 do Ministério da Cultura. Foi homenageada pelo COMPACH - Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural pelo seu trabalho em benefício do patrimônio de Porto Alegre. Recebeu ainda em 2005, o título de cidadã honorária de Porto Alegre, concedido pela Câmara Municipal.

Vem desenvolvendo intenso trabalho voltado à discussão e ao debate da gestão na área da cultura e do marketing cultural em diversas iniciativas, destacando-se o Seminário Internacional em Economia da Cultura, realizado pela Fundação Joaquim Nabuco, em Recife e palestra na Câmara Americana de Comércio – AMCHAM, onde falou sobre “Marketing Cultural e Ações Culturais como Estratégia de Marketing”. Falou ainda sobre o papel do Santander Cultural no desenvolvimento socioeconômico de Porto Alegre na Conferência Mundial da Cidades, na PUCRS, e sobre "Práticas e Tendências do Marketing Cultural” no primeiro fórum sobre o conjunto das atividades de marketing cultural no Brasil realizado pela ABA - Associação Brasileira de Anunciantes. Recentemente, foi a representande da América Latina no Summit 2008, encontro da Aliança Mundial de Educação, que aconteceu em Taipei em junho.

3 comentários:

  1. Renato Lins de A. Coimbra3 de novembro de 2009 às 00:16

    Liliana, bom saber que bem profissionalmente como já prometia e já despontavas em Recife. Após ter encontrado teu irmão Ageu, na saída de Porto de Galinhas, tendo ele me informado que estarias no Rio ou no Rio Grande fiquei curioso em saber e estabelecer algum canal de comunicação...Pesquisando e catando via internet, vim a descobrir a tua últíma paragem.
    Sempre a achei interessante, só não me aproximando por não me achar tão profissionalmente como você e pela sua proxim. com Andréa -achava-a um pouco agressiva; besteira minha.
    Estou te escrevendo algo por ainda te achar atraente e interessante. Sou tímido e me assustava um pouco tua exuberância e competência. Bom falar, escrever essas pequenas palavras. Não por caso te mando este email. Procuro sempre que possível viajar...estou bem prof., me já há algum temp , porém o casório me deixou um filho legal e com juízo; está com 19.
    Beijos do Renato Lins, outrora apaixonado, paixão tardia, porém não esquecida, só adormecida...
    Aí vai meu email: ren@tce.pe.gov.br

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  2. Graças a Deus que esta incompetente e dissimulada finalmente foi demitida do Santander. Demorou muito.
    O banco demonstrou anos falta total e absoluta de entendimento do que é marketing cultural deixando essa pilantra no comando do Santander Cultural. Vamos ver agora que tipo de profissional irá substituí-la.

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  3. Ela mente quando diz que implantou o Santander Cultural em Porto Alegre. Foi a empresa Articultura, do Yacoff Sarkovas, contratada diretamente pelo Banco, que fez pesquisa, definiu as áreas de atuação da instituição e contratou equipe local para a implantação, inauguração até o primeiro ano de programação. A Liliana chegou com ele implantado em março de 2002, quando a inauguração foi em agosto de 2001. Antes da inauguração uma equipe trabalhou arduamente para colocá-lo em funcionamento. Portanto uma profissional que mente, não pode ser competente.

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